Sintra em Transição
- Community Growing
- Other food projects
- Community hub or activities
- Festivals, fairs or events
- Community visioning / imagination work
- Building local networks
- Local economy or new economy projects
- Wellbeing or Inner Transition
- Social Justice / Just Transition activities
- Share, Repair or reuse
- Transport
https://sintraemtransicao.blogspot.com/
Algumas das Actividades Realizadas entre 2010-2012
O TROCAL é uma rede de trocas locais baseada nos princípios da reutilização, redução do consumo, economia livre, solidariedade e entreajuda local.
O grupo de Economia Social pretende, de forma gradual, introduzir este conceito como actividade regular do movimento Sintra em Transição. Começaremos por organizar Trocais temáticos (por exemplo: livros, música, roupa,…) quer em reuniões gerais e outros grandes eventos. O princípio da troca é de que por cada objecto que traz, escolhe outro para levar.
Mais tarde pretendemos organizar feiras de troca multi-temática e, quando o projecto se consolidar e com o Banco do Tempo em funcionamento, queremos elaborar programas anuais com actividades que promovam também a troca de conhecimentos. Dentro do âmbito da troca de conhecimento (através de workshops, aulas, demonstrações, …) por cada actividade que dinamiza pode receber outra aprendizagem ou serviço em troca.
Fazendo circular objectos e conhecimento vamos dando um pouco de nós, recebendo um pouco dos outros. O ambiente e a comunidade agradecem.
O Permablitz é um momento em que um colectivo de voluntários transforma rapidamente um espaço apoiados num design de permacultura preparado à priori. É um momento de partilha, de aprendizagem, de união entre as pessoas de uma comunidade e de divertimento. É uma acção gratuita, baseada num principio de reciprocidade. Ajuda à transformação de uns e serás ajudado na tua transformação. Assim se contribuirá para melhorar as condições de sustentabilidade, autonomia e resiliência dos cidadãos de Sintra.
A Cooperativa de Bairro de Colares é a primeira de uma rede de cooperativas de consumidores interessados em:
Consumir produtos de Agricultura Biológica, dando preferência a produtores locais. Comprar directamente ao produtor, sem intermediários e a preço justo. A Cooperativa de Bairro funciona num espaço gratuitamente cedido por um dos seus membros e depende exclusivamente do seu voluntariado. Assim, a gestão e manutenção do espaço e das encomendas é uma responsabilidade rotativa e horizontal.